Segunda, 17 de Maio de 2021 12:46
61998647854
Saúde Gestão eficiente

Governo do DF já convocou mais de 4.300 profissionais da saúde em apenas um ano

Poucos Estados conseguiram investir em equipe para enfrentar apandemia

30/03/2021 06h07
Por: Redação Fonte: Redação
Governador Ibaneis Rocha e o secretário de Saúde, Osnei Okumoto (antes dapandemia)
Governador Ibaneis Rocha e o secretário de Saúde, Osnei Okumoto (antes dapandemia)

Novos processos seletivos estão sendo preparados para reforçar o quadro de pessoal no combate à pandemia

O Governo do Distrito (GDF), por intermédio da Secretaria de Saúde, vem ampliando desde o ano passado o número de profissionais para atuar na linha de frente do combate à pandemia. No período de março de 2020 até março de 2021, foram selecionados e convocados 4.327 profissionais entre efetivos e temporários e, desse total, 2.240 tomaram posse e entraram em exercício.

Além disso, houve também a ampliação de carga horária de 1.794 servidores da área assistencial. E outros 2,7 mil servidores retornaram do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) para as unidades da Secretaria de Saúde e foram redistribuídos para ajudar na luta contra a covid-19.

Segundo o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, tem sido frequente a determinação do governador Ibaneis Rocha para que o quadro de profissionais da saúde seja ampliado. “Esse esforço tem o objetivo de garantir à população do DF um atendimento adequado, com agilidade e eficácia, e principalmente reforçar o trabalho das equipes que estão na linha de frente do combate à covid-19”. afirmou o gestor.

Stress e sobrecarga

De acordo com a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida, desde março do ano passado, foram desenvolvidas estratégias para repor e reforçar continuamente as equipes. 

“O absenteísmo (registro de faltas, licenças e atestados), principalmente nos meses de julho e agosto, foi muito alto. Ainda hoje, existe absenteísmo provocado pelo estresse e outras patologias por causa da superlotação nos hospitais e unidades de saúde”, explica.

Somente o Instituto de Gestão Estratégica da Saúde (Iges-DF), mais de sete mil profissionais lideram a batalha contra a Covid-19

De acordo com a subsecretária, a pandemia tem caráter continuado e, desde que iniciou, os profissionais da saúde estão atuando diariamente. Então, resumiu, essas ampliações de carga horária, contratações temporárias e convocação de concursados para vagas de vacância têm o objetivo de reforçar as equipes e garantir uma assistência melhor a toda a população e também evitar a sobrecarga nos profissionais.

Processo para temporários

Silene destaca que a pasta também tem feito convocação de novos concursados em vagas de vacâncias e aguarda a autorização e liberação da Secretaria de Economia para realizar um novo processo seletivo temporário, principalmente para médico, enfermeiros e técnicos, já que o banco de reserva está zerado.

“Também estamos preparando os editais para concurso público para algumas especialidades como médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas e outros para poder repor de forma efetiva o quadro de pessoal de profissionais na Secretaria de Saúde”, informa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias