Domingo, 21 de Julho de 2024 19:25
61998647854
Geral Medicina

HCB destaca importância dos profissionais que cuidam da vida

No Dia do Médico, diretoria do hospital fala sobre o papel desse importante trabalhador da saúde

18/10/2023 21h46 Atualizada há 9 meses
Por: Redação Fonte: Agência Brasília
Agência Brasília
Agência Brasília

A data de 18 de outubro é comemorada como Dia do Médico. O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) conta com 356 profissionais desta área, que trabalham diariamente para garantir o tratamento de qualidade às crianças e adolescentes diagnosticadas com doenças crônicas e complexas.

A médica Elisa de Carvalho fala do dia a dia no HCB: “Isso nos traz, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade e uma janela de oportunidades, porque estamos influenciando um ser que está em crescimento e desenvolvimento” | Foto: Divulgação/HCB
A médica Elisa de Carvalho fala do dia a dia no HCB: “Isso nos traz, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade e uma janela de oportunidades, porque estamos influenciando um ser que está em crescimento e desenvolvimento” | Foto: Divulgação/HCB

“Nosso objetivo não é cuidar da doença, mas das vidas; nós, pediatras, cuidamos do início da vida”, afirma a diretora clínica do HCB, Elisa de Carvalho. “Isso nos traz, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade e uma janela de oportunidades, porque estamos influenciando um ser que está em crescimento e desenvolvimento.”

Equipes especializadas

Segundo a médica, essas oportunidades são aproveitadas devido ao fato de o hospital contar com médicos de todas as especialidades pediátricas, além da equipe de apoio – como psicólogos e nutricionistas.

“Aqui temos uma janela de oportunidades para formar novos profissionais com essa consciência de uma visão mais humana da medicina, sempre vendo a criança como ela é”Elisa de Carvalho, diretora clínica do HCB

“Aqui trabalhamos com um nível de complexidade muito grande, em que normalmente o paciente não tem um diagnóstico só”, explica a gestora. “Fazemos o trabalho interdisciplinar: você tem sua colaboração em relação àquele paciente, mas em conjunto com o outro profissional. Isso dá conforto, segurança e aprendizado também para a equipe médica.”

Elisa de Carvalho ressalta que a interação entre os médicos internos e os residentes de medicina é positiva para ambos: “Da mesma forma que é uma janela de oportunidades influenciar no crescimento, desenvolvimento de uma criança, aqui temos uma janela de oportunidades para formar novos profissionais com essa consciência de uma visão mais humana da medicina, sempre vendo a criança como ela é”.

Pesquisa e trabalho

A proximidade com atividades de pesquisa – atualmente, há duas em andamento -, lembra ela, também enriquece a experiência de trabalhar no HCB. “Temos pesquisas ocorrendo em todas as especialidades pediátricas, e é importante enfatizar o papel de todos os especialistas aqui no hospital”.

A médica também exalta o ambiente de trabalho no HCB: “Trabalhamos em um serviço público diferenciado, que dificilmente encontramos em outros pontos do país. Temos uma mentalidade que também nos diferencia, que soma com o ensino e a pesquisa, e isso traz muitos ganhos tanto para nós, da equipe médica, quanto para os pacientes, e temos uma equipe com todas as especialidades pediátricas”.

*Com informações do HCB

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 16h02
24°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 25°

23° Sensação
4.63 km/h Vento
33% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 13° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 14° Máx. 25°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias