Domingo, 21 de Julho de 2024 20:39
61998647854
Geral Escoamento

Reconstrução de rede pluvial em Sobradinho evita danos ambientais

Equipes da Novacap promovem reparos em regiões afetadas por erosões e com risco de rompimento de tubulações

14/09/2023 16h40 Atualizada há 10 meses
Por: Redação Fonte: Agência Brasília
Foto: Divulgação/Novacap
Foto: Divulgação/Novacap

Equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) realizaram, na última semana, o trabalho de reparação da rede de águas pluviais que fica na Quadra 01, conjunto E1, de Sobradinho. A reconstrução da rede incluiu serviços como a instalação de bocas de lobo, meios-fios e a restauração do Poço de Visita (PV), um dos elementos que compõem a rede de águas pluviais e que serve para dar acesso à inspeção e limpeza de canalizações.

A demanda foi apresentada pela administração local e a obra acompanhada pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb). Segundo o administrador de Sobradinho, Gutemberg Tosatte, houve rompimento de uma tubulação no encaixe de um PV de águas pluviais, ocasionando uma grande erosão.

A reconstrução da rede, em Sobradinho, incluiu serviços como a instalação de bocas de lobo, meios-fios e a restauração do Poço de Visita (PV) | Foto: Divulgação/Novacap
A reconstrução da rede, em Sobradinho, incluiu serviços como a instalação de bocas de lobo, meios-fios e a restauração do Poço de Visita (PV) | Foto: Divulgação/Novacap

“Foi feito o reparo, solicitado por quem morava próximo ao local. A comunidade estava preocupada com o crescimento da erosão, que em casos extremos poderia levar até ao desmoronamento da rua”, observou Gutemberg.

O administrador disse que as equipes da Novacap atenderam prontamente e, além da captação de águas pluviais voltar ao normal, as obras contribuíram para a limpeza do local, que estava sendo usado como depósito irregular de entulhos e lixo pela população.

De acordo com o chefe da seção de manutenção de drenagem de águas pluviais da Novacap, Edivaldo Oliveira do Amaral, a erosão representava risco de rompimento da rede de esgoto que sai da estação elevatória da Caesb, que fica bem próxima à rede de águas pluviais.

“Esse rompimento iria causar sérios danos ambientais, principalmente se descarregasse ali no Ribeirão Sobradinho. Além de ser um serviço expressivo para evitar o comprometimento na captação de esgoto na região”, ressaltou Edivaldo. Ele explicou que a vida útil da rede às vezes chega ao fim, por isso reparos como esse são sempre necessários.

Prevenção

Na terça-feira (12), a Novacap realizou mais uma restauração de rede pluvial, dessa vez em Samambaia. A obra foi realizada na Quadra 402, Conjunto 22, em Samambaia Norte. Os serviços foram os mesmos da rede de Sobradinho, com a reconstrução do PV e outros reparos.

“Alertamos sempre para o lançamento irregular de esgoto nas redes pluviais. Estamos prestes a vivenciar o período chuvoso, então pedimos para a população também não jogar entulhos na rua ou no chão, porque são carregados para o sistema de drenagem e podem causar enchentes e outros danos”, destacou o representante da Novacap.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Brasília, DF
Atualizado às 16h02
24°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 25°

23° Sensação
4.63 km/h Vento
33% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 13° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 14° Máx. 25°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias