Conversamos com a Farmacêutica Thaís Neiva e ela traz excelentes dicas para você cuidar da pele nesta pandemia, momento onde usamos muitos produtos químicos para a higienização. Veja os detalhes:
DF Informa - Neste momento em que alcançamos 1 ano de da pandemia, como podemos cuidar melhor da pele, pois passamos um ano usando álcool em geral, luvas, produtos químicos, encostamos em objetos públicos, etc. Como cuidar das mãos e da pele do rosto diante de tantas bactérias a que estamos expostos?
Thais Neiva Fonseca Souto - Primeiramente devemos separar o nosso sabonete de uso diário facial do corporal, evitando assim a contaminação da pele facial e das nossas vias aéreas, hidratando sempre que possível, lavar com água e sabão, tendo em vista que muitas pessoas só utilizam álcool em gel, sendo que necessariamente é muito importante lavar as mãos corretamente antes do uso do álcool.
DF Informa - Na pandemia, muita gente ficou em casa e isso levou as pessoas a fazerem coisas diferentes ou até mesmo perder peso. Como parte da população ficou trabalhando no home-office, muitos acabaram acessando plataformas de vídeos e para buscar um corpo perfeito mas com a condição de usar medicamentos sem a orientação de um profissional farmacêutico. Como você avalia isso e que dicas você dá para que as pessoas não embarquem nessa?
Thais Neiva Souto - Com o acontecimento da pandemia e restrições dos lugares as pessoas estão se auto medicando podendo haver os resultados negativos como tratando de um diagnostico incorreto de algum distúrbio, podendo agravar a situação de saúde dependendo da terapia inadequada, podendo causar dependência, interações com outros medicamentos, alergias e intoxicações piorando o caso a ser tratado, sendo que o correto é procurar um profissional habilitado para receber as orientações e indicações corretas, então não se auto mediquem, podem estar agredindo a sua saúde.
DF Informa - Como conscientizar os jovens para não misturar bebida alcoólica e medicamentos? Como o profissional farmacêutico pode fazer a diferença na vida das pessoas?
Thais Neiva Souto - Quando consumimos bebida alcoólica para que o medicamento seja absorvido para a corrente sanguínea e cheguem ao local em que o seu efeito é necessário e metabolizado pelo fígado e eliminado pela urina e fezes precisam ocorrer de maneira adequada para que o tratamento seja concluído e o álcool interfere em alguns desses processos, então quando ingerimos bebida alcoólica, o estômago se altera e a absorção do medicamento aumenta, chegando na corrente sanguínea diminuindo o efeito sobre a doença e aumentando as reações adversas, sobrecarregando o fígado, podendo haver um grande risco de intoxicações.
Procurando um farmacêutico habilitado ele orienta os efeitos e as reações do consumo de cada medicamento especifico, então não sacrifique seu organismo.
"Conscientizar as pessoas para não consumir medicamentos sem a orientação do farmacêutico e cuidar da higienização das mãos e também dos cuidados com a pele das mãos rostos.
Contato da Dra. Thais Neiva Fonseca Souto - Formação: Farmacêutica. Especialidade: Saúde e Estética Avançada/ Farmácia Clinica e Hospitalar Oncológica / Ozonioterapeuta Clinica e Estética. Telefone para contato com leitores: (61) 98215-0672/ 3877-6461
Assista:
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 28°
Chuva