Domingo, 21 de Julho de 2024 20:41
61998647854
Cultura Cultura

Visões do meio ambiente: mostras na CLDF enfocam a preservação e a sustentabilidade

Duas exposições em cartaz na Câmara Legislativa indicam que há várias maneiras de chamar a atenção para a urgência de se preservar o meio ambiente....

04/07/2023 17h55
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Foto: Renan Lisboa/ Agência CLDF
Foto: Renan Lisboa/ Agência CLDF

Duas exposições em cartaz na Câmara Legislativa indicam que há várias maneiras de chamar a atenção para a urgência de se preservar o meio ambiente. De uma maneira “contemplativa”, Otoniel Fernandes retrata em seus quadros aspectos de localidades como a Chapada dos Veadeiros (GO), Serra da Capivara (PI), Jalapão (TO) e Serra da Mantiqueira (RJ), entre outros. Por sua vez, Marcelino Cruz faz do lixo sua matéria-prima – base de sua produção artística.

Na mostra “Impressões do Meio Ambiente”, que pode ser visitada até o próximo dia 19, no Espaço Cultural Athos Bulcão da CLDF, Otoniel Fernandes alerta para a necessidade de manter os ecossistemas, mas também aponta para a importância de proteção da paisagem natural. Estão expostas mais de 50 telas, pintadas a óleo, que contêm vistas de regiões conhecidas pela diversidade dos seus biomas. Além das já mencionadas acima, estão presentes a Chapada Diamantina (BA), o litoral cearense e os percursos que ele realizou ao longo dos rios São Francisco, Parnaíba (PI), Tocantins e Araguaia (TO).

Já Marcelino Cruz concentrou-se no espaço urbano de olho naquilo que é descartado. Papéis, plástico, lona, tecidos e vários outros tipos de materiais são apropriados pelo artista, que, por meio de técnicas diversas, os transforma em trabalhos de arte. Alguns são fáceis de serem reconhecidos: as indefectíveis faixas de pano contendo anúncios que parecem estar por toda parte no Distrito Federal, por exemplo, fazem parte da exposição “Sobras – Pano, Lixo, que inundam os quatro cantos do mundo”, que permanecerá aberta até 18 de agosto na Galeria Espelho D’Água da Câmara Legislativa.

Otoniel Fernandes

O pintor Otoniel Fernandes chegou a Brasília no início da década de 1970, vindo de Fortaleza (CE), onde nasceu. Aqui, realizou sua primeira exposição individual em 1982, aos 18 anos de idade, e cursou Licenciatura em Artes Plásticas na UnB. Desde então, adotou a técnica óleo sobre tela, expondo seus trabalhos no Brasil e no exterior. Tem se dedicado a exposições temáticas, com ênfase na pintura ao ar livre, que resultaram em mais de uma dezena de livros, entre os quais, “Velho Chico Ilustrado”, sobre o rio São Francisco, e “Impressões da Serra da Capivara”.

Leia mais: Otoniel Fernandes mostra aspectos da paisagem brasileira na CLDF

Marcelino Cruz

Nascido no Piauí, em 1962, Marcelino Cruz é graduado em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Atua como professor de Arte da Secretaria de Educação e é gestor público da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. Tem no currículo mostras individuais em importantes espaços do circuito das artes e participou de exposições coletivas no país e fora dele. Em Brasília, o artista também costuma expor em espaços alternativos.

Leia mais: Marcelino Cruz abre exposição na CLDF e apresenta arte que vem do lixo

Impressões do Meio Ambiente
Pinturas de Otoniel Fernandes
Espaço Cultural Athos Bulcão - CLDF
Até 19 de julho de 2023

Sobras – Pano, Lixo, que inundam os quatro cantos do mundo
Exposição de Marcelino Cruz
Galeria Espelho D’Água - CLDF
Até 18 de agosto de 2023

Visitação: segunda a sexta-feira
Horário: 13h às 19h (durante o mês de julho)
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Entrada Franca

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 19h01
22°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 25°

21° Sensação
3.6 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 13° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 14° Máx. 25°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias