Domingo, 21 de Julho de 2024 19:43
61998647854
Cultura Cultura

Projeto que valoriza escritores brasilienses é aprovado pela CESC

Em reunião na tarde desta segunda-feira (19), transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube , com tradução simultânea em Libras, a Co...

19/06/2023 19h40
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Foto: Reprodução/Agência CLDF
Foto: Reprodução/Agência CLDF

Em reunião na tarde desta segunda-feira (19), transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube , com tradução simultânea em Libras, a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa aprovou o PL 227/2023, que institui o programa de valorização da escritora e do escritor brasilienses e de incentivo à difusão de suas obras literárias.

O projeto, do deputado Ricardo Vale (PT), propõe cadastrar e identificar os escritores brasilienses; facilitar o acesso às obras literárias e aumentar o acervo com esse teor em bibliotecas públicas. Também estão previstas, entre outras ações para difundir e valorizar a literatura local, a realização de prêmios literários, seminários, leituras e eventos de discussão e difusão das obras literárias produzidas por escritores brasilienses.

Ainda de acordo com o texto, considera-se brasiliense a escritora ou o escritor residente no DF ou que, morando fora, retrate, em suas obras literárias, ao menos em parte, personagens, cenários e culturas próprios do DF.

“Por acreditar que a leitura, a educação e as discussões literárias são imprescindíveis na formação dos verdadeiros cidadãos deste País e por acreditar que o livro abre as mentes para a diversidade e promove a análise crítica do cotidiano, é que revolvi plantar uma semente de valorização das nossas escritoras e dos nossos escritores brasilienses”, defendeu Vale.

O PL 277/2023 foi tema de debate em comissão geral da CLDF realizada no dia 18 do mês passado, quando reuniu, no plenário, escritores e entidades literárias do DF, que deram apoio e contribuições à proposta.

Em parecer favorável à matéria, o relator, deputado Gabriel Magno (PT), acrescentou emenda ao texto a fim de incluir o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal na seleção dos títulos de obras literárias. Ele explicou que a emenda ocorre por sugestão de participantes da comissão geral. 

Participaram da reunião da CESC de hoje os deputados Gabriel Magno (PT), Dayse Amarillo (PSB), Ricardo Vale (PT), Thiago Manzoni (PL) e Jorge Vianna (PSD).

Leia Mais
Debate sobre projeto de valorização da literatura brasiliense expõe dificuldades vividas por autores

Franci Moraes - Agência CLDF

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 16h02
24°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 25°

23° Sensação
4.63 km/h Vento
33% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 13° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 14° Máx. 25°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias