Domingo, 21 de Julho de 2024 19:45
61998647854
Cultura Cultura

Otoniel Fernandes mostra aspectos da paisagem brasileira na CLDF

Na semana em que se comemora o meio ambiente, uma exposição na Câmara Legislativa traz a temática à tona por meio de paisagens que retratam a rique...

05/06/2023 20h00
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Foto: Carlos Gandra/CLDF
Foto: Carlos Gandra/CLDF

Na semana em que se comemora o meio ambiente, uma exposição na Câmara Legislativa traz a temática à tona por meio de paisagens que retratam a riqueza natural brasileira. Pintor experiente e atento aos detalhes, Otoniel Fernandes, a exemplo dos antigos “artistas viajantes” – especialmente estrangeiros que percorriam o país em busca de pormenores da fauna e da flora, além de humanos – também empreendeu diversas expedições e, em telas de colorido intenso, registrou suas impressões.

Esses trabalhos contêm variados aspectos de locais como a Chapada dos Veadeiros (GO), Chapada Diamantina (BA), Serra da Capivara (PI), Jalapão (TO), Serra da Mantiqueira (RJ), litoral cearense ou o percurso que ele realizou ao longo do Rio São Francisco, desde a Serra da Canastra (MG) até a foz do curso d’água. Artista prolífico, com predileção pela técnica do óleo sobre tela, da metade dos anos 1990 em diante, vem dedicando-se a exposições temáticas, com ênfase na pintura ao ar livre, que resultaram em livros que apresentam suas incursões pelo interior do Brasil.

Nos volumes usa títulos como “viagem pitoresca” ou “pictórica”, seguindo o exemplo de “artistas viajantes” como Johann Moritz Rugendas (1802-1858), autor de importante documento histórico-artístico sobre o Brasil do século XIX. Mas, ao contrário do artista alemão, concentrou parte de suas viagens ao longo de rios como o Parnaíba (PI), Tocantins e Araguaia (TO) – essa predileção, inclusive, já fez com que Fernandes fosse chamado “artista das águas”.

Nas cinco dezenas de obras expostas na Cmara Legislativa a partir desta terça-feira (6), além da contemplação da natureza, por meio de vistas e panoramas, ele faz pensar sobre a urgência e a importância da preservação do meio ambiente e ainda faz denúncia, como na tela em que mostra a ação do fogo na Chapada dos Veadeiros, santuário ecológico do (ameaçado) Cerrado brasileiro.

Otoniel Fernandes chegou a Brasília no início da década de 1970, vindo de Fortaleza, onde nasceu. Aqui, realizou sua primeira exposição individual em 1982, aos 18 anos de idade, e cursou Licenciatura em Artes Plásticas na UnB. Desde então, abraçou a pintura, expondo seus trabalhos no Brasil e no exterior.

Exposição "Impressões do Meio Ambiente"

Pinturas de Otoniel Fernandes

Espaço Cultural Athos Bulcão

Câmara Legislativa do Distrito Federal

Abertura: Terça-feira (6/6), às 14h30

Visitação: 6 de junho a 14 de julho

Horário: 9 às 19h, segunda a sexta-feira

Classificação indicativa: livre para todos os públicos.

Entrada Franca

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 16h02
24°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 25°

23° Sensação
4.63 km/h Vento
33% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 13° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 14° Máx. 25°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias