Terça, 24 de Maio de 2022 15:23
61998647854
Brasil Polêmica do Governo

Pouca vergonha no Brasil! MPF exige que Ministério da Defesa retire nota sobre o golpe de 64

Petição foi apresentada à Justiça Federal do DF; Ministério assinou ordem alusiva ao 31 de março de 1964, aniversário de 58 anos do golpe.

01/04/2022 00h29
Por: Redação Fonte: Redação
Foto ilustra um pouco sobre o
Foto ilustra um pouco sobre o "tal golpe"

O Ministério Público Federal (MPF) teve que se mexer para mobilizar a Justiça Federal do Distrito Federal para que o Ministério da Defesa remova a nota publicada afirmando que o golpe militar de 1964 é um "marco histórico da evolução política brasileira" e que "respondeu aos anseios" da sociedade à época.

A pasta diz também que o "movimento" deixa um "legado de paz, de liberdade e de democracia". As palavras são consideradas um absurdo na história do Brasil.

O MPF reforçou pedido feito em fevereiro para que a União deixe de fazer publicações em celebração ao golpe militar de 1964. Convidado a se manifestar, o ente público afirmou que não haveria “perigo de prática, repetição ou continuação do equívoco”.

Na petição apresentada à Justiça, o MPF afirma que "é patente a reiteração do ato ilícito objeto da presente ação civil pública, demonstrando verdadeiro menoscabo por parte do governo federal e seus agentes em relação à Constituição da República, às leis, bem como ao Estado Democrático de Direito".

"Não condiz com o conteúdo desse princípio o agente público valer-se da função pública exercida para fazer, em canal oficial de comunicação, menções elogiosas ao regime de exceção instalado no País por meio do Golpe Militar de 1964, que violou, de forma sistemática, direitos humanos, valendo-se, inclusive, da prática de tortura e execuções de pessoas, e que, reconhecidamente, levou à responsabilização do Brasil em âmbito internacional", diz o documento assinado pelo procurador da República Pablo Coutinho Bareto.

"A Ordem do Dia divulgada pelo Ministério da Defesa nesta quinta-feira homenageou e fez exaltações ao golpe de 64. Para o MPF, tal postura expõe de forma drástica os fundamentos da República Federativa do Brasil e merece responsabilização daqueles que contribuíram para isso", diz nota divulgada pela assessoria de imprensa do MPF.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 15h21 - Fonte: Climatempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 14° Máx. 28°

25° Sensação
20 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol
Quinta (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol
Ele1 - Criar site de notícias