O novato partido União Brasil nem bem começou a anunciar seus coringas pelo país para disputar as eleições e nos primeiros dias já mostra força. E essa repercussão toda vem justamente do Estado de Mato Grosso do Sul, onde uma das lideranças da sigla é a senadora Soraya Thronicke.
Sempre refém da confusão geográfica que a população nacional faz, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a terra pantaneira vive um agito eleitoral bem antes de outubro.
Em mega evento realizado neste sábado (12), a deputada federal sul-mato-grossense Rose Modesto foi anunciada como a nova integrante do União Brasil e como pré-candidata ao Governo do Estado. A senadora Soraya e demais lideranças marcaram presença.
Rose é a pré-candidata a majoritária de maior expressão neste momento em todo o país.
Na mídia local, ela se diz abençoada e pronta para assumir a missão. “Depois de pensar e falar com Deus, estou preparada para me lançar a pré-candidata... Tenho minha vida pública que é um testemunho de superação, competência, dedicação ao social e amor ao próximo. Sou isso. Sou o que sou, sem maquiagem e todos que conhecem pelo meu trabalho”, disse Rose.
Enquanto o cenário nacional vive uma tensão em torno da pré-candidatura de Jair Bolsonaro, Lula, Sérgio Moro, Eduardo Leite e Ciro Gomes, nos Estados e no Distrito Federal o desenho político começa a se formar.
No DF, o atual governador Ibaneis Rocha, do MDB, é uma unanimidade entre os partidos com maior credibilidade e viabilidade política. Ele deve conquistar o maior número de apoios da história da disputa local.
Ibaneis assumiu o DF praticamente quebrado financeiramente, saúde catastrófica, serviço público abandonado e a maioria das categorias lutando para sobreviver na economia fragilizada deixada por governos anteriores.
Ibaneis montou um time técnico de secretários e conseguiu avançar em todas as áreas com o apoio da, surpreendente Câmara Legislativa, que está sob a gestão do jovem deputado distrital Rafael Prudente, que também enfrentará as urnas neste ano.
Com os dois colégios eleitorais despontando nacionalmente, Ibaneis Rocha no Distrito Federal e Rose Modesto como pré-candidata mulher no Mato Grosso do Sul, os partidos partem para outras regiões.
As mulheres, maior quantidade de voto do eleitoral nacional, tem a oportunidade de ampliar a representatividade nos poderes. No DF, uma administradora local usou as redes sociais para dizer: “Não adianta desejar feliz Dia da Mulher se mulher não votar em mulher”. O eco dessa mensagem chegou longe nos Estados.
No evento de filiação da deputada federal ao União Brasil, diversas lideranças marcaram presença, como o presidente nacional da sigla, Luciano Bivar, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o atual vice-governador do MS, Murilo Zauith, e milhares de lideranças de bairros de diferentes cidades do Estado.
Rose já foi vereadora, secretária de Estado, vice-governadora e agora está como deputada federal. Seu irmão é deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e ambos tem apoio de uma das maiores classes de trabalhadores do país, os professores.
No fim do ano, o Congresso Nacional rejeitou o veto presidencial e concluiu que o valor destinado aos partidos políticos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para campanhas eleitorais em 2022 poderá chegar a R$ 5,7 bilhões. Veja uma estimativa de recursos que os partidos devem receber neste ano:
Mín. 14° Máx. 28°
Mín. 14° Máx. 27°
SolMín. 12° Máx. 26°
Sol