Terça, 24 de Maio de 2022 15:22
61998647854
Saúde Hospital de Base

Viva a saúde no DF: paciente com câncer ganha festa no 100º aniversário no IGES-DF

Comemoração para a idosa que luta contra o câncer de mama também foi uma forma de homenagear as mulheres

12/03/2022 09h54
Por: Redação Fonte: Redação
Dona Hercília Capilé da Rosa estava uma alegria no dia
Dona Hercília Capilé da Rosa estava uma alegria no dia

A longa vida e o exemplo de coragem para enfrentar o câncer de mama estão entre os principais motivos para que a equipe de enfermagem de Oncologia o Hospital de Base do DF (HBDF) preparasse uma festa surpresa para celebrar os 100 anos de vida da paciente Hercília Capilé da Rosa.

O aniversário, oficialmente comemorado no dia 10 de março, foi antecipado no dia 8 de março para também representar uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. 

“A iniciativa foi da equipe de enfermagem da Oncologia do Hospital de Base, que no ano passado comemorou os 99 anos da dona Hercília e, como não é todo dia que vemos uma comemoração dessas, esse ano também foi uma forma de homenagear as mulheres, porque ela representa para nós um exemplo de fortaleza e superação”, disse a chefe do Serviço de Enfermagem de Oncologia, Luciana Cristina Spirito Rossi. 

“Estou muito, muito feliz pela atenção de vocês todos aqui”, comemorou a paciente. Hercília é aposentada, sem filhos, mas foi casada por 62 anos, até que ficou viúva.

Ela faz parte de uma família de 18 irmãos e, só em Brasília, possui 44 sobrinhos que se revezam para cuidar dela. 

Desta vez, quem estava acompanhando a paciente era a sobrinha Betânia Capilé Ellery, 64 anos, que trabalha como dermatologista. “Ela vem fazendo esse tratamento há dois anos, sempre contando com muito carinho e envolvimento da equipe toda. Todos tratando ela muito bem. Todas as marcações de consultas são feitas e os atendimentos realizados. O atendimento é muito bom tanto de eficácia do tratamento, quanto do acolhimento de todos da enfermagem. Somos muito agradecidos ao IGESDF. 

De acordo com a chefe do Serviço de Enfermagem de Oncologia, 850 quimioterapias são feitas por mês na Sala de Quimioterapia do Hospital de Base, que conta com 12 leitos. Para ter acesso ao serviço, os pacientes são inseridos na fila do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde do DF. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 15h21 - Fonte: Climatempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 14° Máx. 28°

25° Sensação
20 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol
Quinta (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol
Ele1 - Criar site de notícias