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Cidades Saúde Pública

IGES-DF confirma mais de 1,5 milhão de atendimentos no Hospital de Santa Maria

Balanço de janeiro a dezembro de 2021 inclui procedimentos como exames, consultas e internações

03/01/2022 22h01
Por: Redação Fonte: Redação
Hospital melhora a cada mês os atendimentos
Hospital melhora a cada mês os atendimentos

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) já registra um saldo que ultrapassa 1,5 milhão de atendimentos de Janeiro a Dezembro de 2021. O balaço é da Superintendência da unidade, que é administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF).

De acordo com os dados, foram feitos mais de 742 mil procedimentos de média e alta e complexidade, 491 mil exames e 184 mil atendimentos de urgência. A unidade também foi responsável por aproximadamente 72 mil consultas, 3.145 cirurgias (de urgência e eletivas) e 4.658 partos.

Bryan Sarmento, o primeiro filho de Maria Eduarda Sarmento, 20 anos, nasceu em 12 de fevereiro deste ano no Centro Obstétrico HRSM, que é referência em gestação de alto risco. “Recebi tanto carinho e atenção da equipe, que não duvidei de que tudo daria certo”, afirmou a mãe, que ficou satisfeita com a segurança oferecida às mulheres mesmo em um período tão difícil como o da pandemia.  “O hospital sempre limpo, higienizado e com a exigência de máscara também me passaram mais confiança”, completou.

No Ambulatório, entre os pacientes atendidos neste ano estão José Natalino de Azevedo, 72 anos, diabético há 16 anos. Por causa das complicações da doença, no início de junho deste ano ele recorreu ao HRSM para amputar um dedo do pé direito.

“Eles (os enfermeiros) são muito cuidadosos e gentis comigo”, atesta, agradecido. “Eu cheguei aqui no Hospital de Santa Maria muito ruim, sofrendo muito por causa meu dedo, que eu tinha que tirar. Mas recebi um apoio tão grande de todos que, hoje, consigo olhar meu pé e entender que foi melhor para mim e para minha saúde”, finalizou.

Novos serviços

Neste ano, o HRSM também ganhou novos serviços. Segundo o superintendente do hospital, Ubiraci Nogueira, em março foi criado o Núcleo de Prevenção e Assistência a Situações de Violência (NUPAV) Flor do Cerrado, que atende mulheres vítimas de violência, crianças e adolescentes. As vítimas recebem assistência de médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. “Esse é um serviço de extrema importância que contribui com os pacientes que sofrem agressão”, relatou.

Já o Gerente Geral de Assistência, Guilherme Porfírio, destacou que foi reinaugurado o Núcleo de Atenção Domiciliar (NRAD) do hospital, que estava desativado há mais de três anos e retomou suas atividades após administração do IGESDF.

O serviço é destinado para pacientes que recebem alta hospitalar, mas precisam continuar contando em casa com assistência de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e assistentes sociais. “Foi uma luta árdua para a conquista de retomar o serviço do NRAD, mas extremamente satisfatória quando você olha para o paciente e vê que ele está tendo acesso a um atendimento digno e de qualidade”, relatou.

Para fechar o ano com chave de Ouro, o HRSM também conseguiu a habilitação publicada em portaria do Ministério da Saúde para Gestação e Parto de Alto Risco, Assistência de Alta Complexidade em Ortopedia e Traumatologia, Alta Complexidade de Terapia Nutricional Enteral, Alteração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) saindo do Tipo 1 e habilitado para o Tipo 2. "Toda essa melhora é fruto do árduo trabalho de uma equipe de excelência, e nossos pacientes estão podendo perceber que o IGESDF veio para qualificar ainda mais a saúde pública do Distrito Federal", finalizou.

Confira abaixo a quantidade de atendimentos realizados:

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