Sexta, 28 de Janeiro de 2022 12:54
61998647854
Saúde Saúde de Qualidade

IGESDF investe em gestão estratégica na saúde e realiza curso para gestores

Instituto investe em conhecimento e melhorias na saúde já tem reflexo entre colaboradores e usuários.

17/12/2021 09h51
Por: Redação Fonte: Redação
Conhecimento técnico garante atendimento de qualidade na saúde
Conhecimento técnico garante atendimento de qualidade na saúde

A diretoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) lançou o I Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica. O treinamento idealizado por Morais foi elaborado com o objetivo de capacitar os gestores e, assim, fortalecer o gerenciamento das unidades administradas pelo instituto: Hospital de Base (HB), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e unidades de pronto atendimento (UPAs). 

Treinamento, iniciado nesta quinta-feira, 16, foi idealizado pelo diretor-presidente do instituto e, inicialmente, capacitará gerentes dos hospitais, UPAs e unidades administrativas.

Neste primeiro curso, promovido pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), começaram a ser capacitados 44 gestores de hospitais, UPAs e unidades administrativas.

O curso está estruturado em quatro módulos: Fundamentos da Gestão Estratégica, Gestão de Processos, Liderança e Gestão de Equipes e Gestão de Projetos. Ao todo, serão 160 horas de capacitação, que deve ser concluída em 29 de abril de 2022. 

“Somos o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF, por isso, temos que trabalhar com uma gestão de excelência para transformar nossas unidades de saúde”, disse o diretor-presidente Gislei Morais, que fez a abertura do curso e ministrou parte do primeiro módulo com a apresentação institucional do IGESDF, modelo de gestão, contrato de gestão e mapa estratégico. 

O diretor-presidente lembrou que o instituto foi criado para sanar problemas como gestão de suprimentos ineficiente, suporte e manutenção, infraestrutura inadequada, descontinuidade administrativa, ausência de boas práticas de planejamento e deficitária gestão de pessoas. 

“Todos têm que entender o que é o instituto e porquê fomos criados. Também temos que conhecer cada um dos os valores institucionais, que são: excelência, espírito de corpo, integridade e respeito à dignidade humana”, citou. 

Sobre as ações futuras, Morais ressaltou que o IGESDF possui um Plano Estratégico 2020/2023 cujos objetivos devem ser cumpridos. São eles: modernizar a infraestrutura e a tecnologia do IGESDF, desenvolver e implantar um modelo de gestão de pessoas eficiente, desenvolver e implementar a inovação, o ensino e a pesquisa no campo da assistência e gestão em saúde e prestar assistência em saúde de qualidade com foco no usuário. 

Treinamento 

O I Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica Curso foi planejado para a desenvolver os colaboradores da média gestão e tem como objetivos o alinhamento da governança, a melhoria dos resultados e a sustentabilidade do instituto. 

Neste ano, devido à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, o evento traz um formato híbrido, buscando garantir a máxima segurança aos participantes. Sendo assim, as 160 horas de conteúdo serão ofertadas em atividades presenciais e na plataforma EAD do IGESDF. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias