Sexta, 28 de Janeiro de 2022 13:44
61998647854
Cidades Exemplo nacional

Mudar o mundo começa pelas crianças e deputados do DF já entenderam

Crianças visitaram a Câmara Legislativa do DF e apresentam projeto de educação ambiental

09/12/2021 18h07
Por: Redação Fonte: Redação
Uma visita inesquecível, dizem os deputados do DF
Uma visita inesquecível, dizem os deputados do DF

Cerca de 15 estudantes da Escola da Árvore, localizada na Serrinha do Paranoá, no Lago Norte, visitaram a Câmara Legislativa para entregar uma proposta de projeto de lei de educação ambiental. Antes de conhecerem o plenário, os alunos foram recebidos na presidência pelo deputado Rafael Prudente (MDB).

O presidente falou sobre o funcionamento da Casa e de algumas medidas adotadas para preservar o meio ambiente, como a redução do consumo de energia com a instalação de placas fotovoltáicas e dos projetos aprovados pela Câmara para conter o avanço da pandemia, como o uso de máscara e o distanciamento social.

Já no plenário, com a sessão suspensa, os meninos e meninas, com idade média de seis anos, sentaram-se à mesa de condução dos trabalhos ao lado do vice-presidente da Casa, deputado Delmasso (Republicanos), e apresentaram a proposta.

O menino Rafael sintetizou a ideia: “A gente veio apresentar um projeto para que todas as escolas do Distrito Federal ensinem as crianças a tratar e a cuidar do lixo”. Sua fala foi seguida por outras, todas preocupadas com o futuro do planeta. “Se continuar assim, em 2050 vai estar cheio de lixo e não teremos onde morar”, disse Nahima.

A iniciativa surgiu após uma das idas dos estudantes ao Córrego do Urubu, onde as crianças se espantaram com a grande quantidade de lixo. “A escola é vizinha e frequentamos muito lá. Quando se depararam com tanto lixo, elas ficaram indignadas”, contou a diretora Letícia Araújo. 

A educadora salientou que aquela região é “o berço das águas de Brasília” e que sofre com a especulação imobiliária. “Meu recado é: que nós sejamos adultos e não percamos a indignação da infância. Que nós, como adultos, cuidemos da Serrinha, pensemos nos resíduos sólidos e em todo o lixo que produzimos. O planeta não tem lado de fora, é um só”, concluiu.

Articulador da visita das crianças à CLDF, o deputado Fábio Felix (Psol) ressaltou que o texto apresentado abriga conteúdos relacionados ao cuidado com o meio ambiente e à reciclagem nas escolas.

“Para gente trabalhar e aprovar um projeto a partir de uma necessidade urgente”, completou o distrital.

Da mesa de condução dos trabalhos, o deputado Delmasso se comprometeu com a proposta e elogiou o trabalho da escola e das crianças. Já o deputado Leandro Grass (Rede) alertou para os riscos do parcelamento irregular de terras na Serrinha: “Isso vai comprometer a segurança hídrica do DF se nada for feito”. 

A visita contou com o apoio da Escola do Legislativo (Elegis).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF

Brasília - Distrito Federal

Sobre o município
Notícias da Capital do Brasil - Brasília (DF).
Brasília - DF
Atualizado às 13h14 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

27° Sensação
15 km/h Vento
54% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias