Cerca de 15 estudantes da Escola da Árvore, localizada na Serrinha do Paranoá, no Lago Norte, visitaram a Câmara Legislativa para entregar uma proposta de projeto de lei de educação ambiental. Antes de conhecerem o plenário, os alunos foram recebidos na presidência pelo deputado Rafael Prudente (MDB).
O presidente falou sobre o funcionamento da Casa e de algumas medidas adotadas para preservar o meio ambiente, como a redução do consumo de energia com a instalação de placas fotovoltáicas e dos projetos aprovados pela Câmara para conter o avanço da pandemia, como o uso de máscara e o distanciamento social.
Já no plenário, com a sessão suspensa, os meninos e meninas, com idade média de seis anos, sentaram-se à mesa de condução dos trabalhos ao lado do vice-presidente da Casa, deputado Delmasso (Republicanos), e apresentaram a proposta.
O menino Rafael sintetizou a ideia: “A gente veio apresentar um projeto para que todas as escolas do Distrito Federal ensinem as crianças a tratar e a cuidar do lixo”. Sua fala foi seguida por outras, todas preocupadas com o futuro do planeta. “Se continuar assim, em 2050 vai estar cheio de lixo e não teremos onde morar”, disse Nahima.
A iniciativa surgiu após uma das idas dos estudantes ao Córrego do Urubu, onde as crianças se espantaram com a grande quantidade de lixo. “A escola é vizinha e frequentamos muito lá. Quando se depararam com tanto lixo, elas ficaram indignadas”, contou a diretora Letícia Araújo.
A educadora salientou que aquela região é “o berço das águas de Brasília” e que sofre com a especulação imobiliária. “Meu recado é: que nós sejamos adultos e não percamos a indignação da infância. Que nós, como adultos, cuidemos da Serrinha, pensemos nos resíduos sólidos e em todo o lixo que produzimos. O planeta não tem lado de fora, é um só”, concluiu.
Articulador da visita das crianças à CLDF, o deputado Fábio Felix (Psol) ressaltou que o texto apresentado abriga conteúdos relacionados ao cuidado com o meio ambiente e à reciclagem nas escolas.
“Para gente trabalhar e aprovar um projeto a partir de uma necessidade urgente”, completou o distrital.
Da mesa de condução dos trabalhos, o deputado Delmasso se comprometeu com a proposta e elogiou o trabalho da escola e das crianças. Já o deputado Leandro Grass (Rede) alertou para os riscos do parcelamento irregular de terras na Serrinha: “Isso vai comprometer a segurança hídrica do DF se nada for feito”.
A visita contou com o apoio da Escola do Legislativo (Elegis).
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 25°
ChuvaMín. 17° Máx. 24°
Chuva