Segunda, 06 de Dezembro de 2021 01:49
61998647854
Saúde CLDF atuante

Deputado da CLDF cobra atual secretário de saúde: "dramática, calamitosa e problemática"

Troca do secretário de Saúde continua gerando dor de cabeça entre os deputados

17/11/2021 08h48 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Fonte: Redação
Leandro Grass cobra melhorias na saúde
Leandro Grass cobra melhorias na saúde

Essa não é a primeira vez que o deputado Leandro Grass (Rede) cobrou explicações do Governo do Distrito Federal sobre as denúncias de inúmeros problemas na saúde pública. O distrital sugeriu a convocação do secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, para prestar esclarecimento sobre o que classificou como “colapso da saúde”. Grass é um dos parlamentares de maior oposição ao governador Ibaneis Rocha e tem feito linha de frente contra o governo em conjunto com os deputados Arlete Sampaio, Fábio Félix e Chico Vigilante. 

Mas a oposição ao governo, quando realizada com responsabilidade, só beneficia a população, o que é a realidade de quem mais precisa da saúde. A saída do secretário Osnei Okumoto do comando da principal pasta do GDF na pandemia, ocasionou uma série de instabilidades na gestão.

Isso porque, Okumoto, mesmo com os desafios, tinha a unificação do time de elite dos servidores e a chegada do militar - atual secretário de saúde - pode representar uma rejeição administrativa e política muito grande, se comparado o cenário catastrófico do governo Bolsonaro no comando do país.

Durante sessão na CLDF, o deputado Leandro Grass disse que esteve na sexta-feira passada no hospital de Base para conferir denúncias recebidas em seu gabinete. “A situação é dramática, calamitosa e problemática”, avaliou, acrescentando que encontrou corredores lotados, servidores sobrecarregados e constatou a falta de insumos.

“O colapso é absoluto, seja na gestão da secretaria de Saúde, seja no Iges. Não tem projeto. Regredimos do início da gestão para cá, com a redução de equipes e coberturas dos serviços de atenção básica. Enquanto não derem uma resposta para a população do DF, vamos ficar voltando neste tema”, completou.

Ano que vem tem eleição - Ano que vem, 2022, é um teste de fogo para muitos deputados distritais e senador pelo DF. Todos passarão por eleições e com a pandemia, muitos ficaram longe do eleitorado e agora correm contra o tempo. Mesmo diante dos desafios da pandemia de Covid-19, a CLDF é uma das casas legislativas mais atuantes do país. Conseguiu atender interesses que vão da dona de casa até os empresários do setor de eventos, o que provou que o legislativo pode atuar de forma eficiente quando realmente prioriza a população.

Presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente

Projetos garantem locais adequados à amamentação em órgãos públicos e escolas - Órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal onde haja lotação de servidoras deverão instalar salas de apoio à amamentação para extração e armazenagem de leite materno durante o horário de expediente. A determinação consta do projeto de lei nº 514/2019, de autoria do deputado Rafael Prudente (MDB), aprovado em primeiro turno.

Segundo o texto, os locais destinados a servidoras e terceirizadas deverão ser equipados para garantir conforto térmico e ambiente tranquilo que permitam a adequada acomodação da nutriz, sem interrupções e interferências externas, segundo parâmetros estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias