Segunda, 06 de Dezembro de 2021 02:51
61998647854
Brasil Eleições CFF/CRFs

Paraná tem o conselheiro federal de farmácia mais atuante do país

Levantamento do DF Informa confirma que Gustavo Pires é reconhecido nacionalmente pelo seus trabalhos. Está em seu primeiro mandato e fez mais que muitos que estão há anos no sistema farmacêutico.

10/11/2021 06h58 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Fonte: Redação
Farmacêutico Gustavo Pires, do Paraná
Farmacêutico Gustavo Pires, do Paraná

Nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12 de novembro, os farmacêuticos de todo o Brasil vão as urnas para eleger seus representantes. Esses profissionais de saúde votam para escolher a diretoria do Conselho Regional de Farmácia, conselheiros regionais e conselheiros federais. A eleição será online somente pelo site www.votafarmaceutico.org.br 

Profissionais ouvidos pelo jornal DF Informa confirmam que é uma das eleições mais complicadas que existe no país, porque exige uma habilidade do profissional em entender como funciona o processo eleitoral.

Com a pandemia, os farmacêuticos de todo o Brasil ganharam visibilidade na sua atuação técnica e estratégica no enfrentamento da Covid-19, mesmo assistindo as trapalhadas de vários outros profissionais e políticos usarem de atos politiqueiros para abordar assuntos relacionados a medicamentos para tratamento precoce. 

Longe dessa discussão que pode chegar ao assunto do presidente do Brasil, o jornal DF Informa conversou com profissionais e lideranças do setor farmacêutica para entender a importância das eleições dos chamados CRF’s, que são os conselhos regionais de farmácia localizado nos Estados, e no CFF, que é o Conselho Federal de Farmácia que fica em Brasília.

De acordo com levantamento, o conselheiro federal mais atuante do atual plenário do CFF é o farmacêutico Luiz Gustavo Pires, representante do Estado do Paraná. Ele pontua na opinião pública como uma liderança pela desenvoltura e a habilidade de mediar conflitos, além de ter contribuído com os melhores projetos do conselho federal nos últimos anos.

“O Gustavo Pires entrou esses dias no Conselho Federal de Farmácia, ou seja, está em seu primeiro mandato e já fez muito mais que conselheiros de carreira, que são aqueles que querem ficar eternamente lá. É um jovem que tem muito talento e acredito que os farmacêuticos do Paraná sabem reconhecer esse potencial dele, pois além de ajudar a profissão no Estado, o trabalho do Gustavo Pires reflete em todo o Brasil”, disse um conselheiro ouvido pelo DF Informa.

Quando se trata de liderança feminina, a farmacêutica Marta Franco, que é conselheira federal pelo Estado do Tocantins também entra na briga. Ela é a mulher mais influente do plenário do Conselho Federal em Brasília. “Marta construiu isso. Ela prefere a atuação técnica e é isso que o farmacêutico precisa valorizar. De que adianta eleger uma pessoa que não tem habilidade, não tem trânsito ou não tem compromisso de verdade, se depois vai ficar quatro anos reclamando da profissão. Essa cultura o farmacêutico tem que adotar, que é escolher bem seus representantes para evitar constrangimento depois”, afirmou a liderança.

Marta é farmacêutica, gestora e candidata a reeleição para representar os profissionais do Tocantins no CFF

Em relação ao farmacêutico Gustavo Pires, do Paraná, ele tem representado o CFF no cenário nacional e todos os grandes projetos passaram por sua atuação. Os investimentos que os conselhos regionais fazem, como recursos financeiros para investir em projetos e demais ações de fiscalização, por exemplo, são de responsabilidade dos conselheiros federais aprovarem e Gustavo Pires sabe dos recursos enviados ao Estado do Paraná. “A Fiscalização é importante para a profissão. Sem fiscalização não haveria oportunidade. Sem fiscalização não haveria sequer o piso mínimo que tem hoje. Não haveria empregabilidade. Então, quando a gente vê um conselheiro federal empenhado em enviar recursos do conselho federal para ajudar não só a fiscalização do seu Estado mas várias outras áreas, temos que tirar o chapéu e bater palma. É um conselheiro atuante. E mais, ele, Gustavo Pires, é empreendedor. Tem atualizado e inovado no seu trabalho para que o CRF possa entregar serviços mais adequados e de acordo com o desenvolvimento da profissão. Ele sabe que precisa melhorar muito e por isso está trabalhando dia e noite, mesmo estando em seu primeiro mandato”, destaca a liderança ouvida pelo jornal DF Informa.

Realidades diferentes

Mas o cenário das eleições do Sistema CFF/CRFs não é tão simples assim. Muitos farmacêuticos acabam entrando em modinhas, grupos de empolgação e elegem representantes que já tiveram a oportunidade de fazer o trabalho e nunca fizeram, ou elegem pessoas que estão há décadas, com histórico bastante básico de atuação, ou seja, representantes que querem perpetuar no poder e tem ainda outros que se envolveram em projetos catastróficos para a profissão e agora querem o voto de confiança dos colegas.

O jornal DF Informa fez o contato com Gustavo Pires e descobriu uma verdadeira liderança. Segundo ele, está fazendo apenas o que foi prometido aos profissionais de saúde. “Tenho executado meu trabalho diariamente, de domingo a domingo. Participo de várias comissões, dentre elas as mais importantes, ajudo no que posso e priorizo o profissional e o empreendedor que estão lá na ponta, atendendo a população. Essas pessoas nós devemos nosso compromisso e nossa obrigação. Elas querem mais. Elas podem mais e por isso decidi me candidatar a reeleição junto com a Mayara Celestino”, explicou Gustavo de forma humilde e sensata.

Questionado se acredita na vitória, ele desabafa mais uma vez de forma humilde. “A vitória é uma sensibilidade dos farmacêuticos do Paraná. Tenho a honra de dizer que trabalhei todos os dias e fiz muito além do compromisso porque senti a necessidade de fazer. É do meu perfil. Não consigo ver algo que prejudica e ficar parado, por isso decidi atuar, inovar e construí um histórico de trabalho que estou apresentando a todos nesta caminhada eleitoral. Fui definido como o mais atuante do Conselho Federal? Isso vocês que estão dizendo, mas me sinto honrado também, não por mim, Gustavo, mas por saber que eu represento o Estado mais querido e trabalhador deste país e os Farmacêuticos são parte disso”, alega.

Gustavo Pires ao vivo na Rede Globo defendendo a atuação dos profissionais farmacêuticos

Perguntado sobre alguns ataques que podem ter sofrido nesta eleição, ele e a candidata a suplente, Gustavo de maneira leve, explicou. “Acredito que cada um dá o melhor que tem. Se uma pessoa é maldosa durante a campanha, se mente, se espalha mentiras, se é politiqueira, se tenta jogar sujo para vencer, é um direito dela. Temos que respeitar isso. Eu não preciso disso, prefiro trabalhar de forma ética e com muita fé. Tenho respeitado todos e por isso chego de cabeça erguida nos locais para pedir o voto, o apoio para a Chapa 1 que é a minha, e o apoio ao candidato a presidente Márcio Antoniassi, que é uma pessoa que aprendi a admirar ainda mais e vai transformar no nosso CRF. Eu e o Márcio podemos fazer uma parceria muito boa, desde que seja a vontade dos farmacêuticos do Paraná. Seriedade e compromisso, nós temos. O que não temos é o objetivo de tentar qualquer coisa para ter o voto do colega e depois não conseguir cumprir nada. Isso não é da nossa índole. Vamos para a eleição amanhã e seja feita a vontade, primeiro de Deus, e depois dos meus colegas Farmacêuticos”, conclui Gustavo Pires, que concorre a Chapa 1 na eleição para Conselheiro Federal de Farmácia pelo Paraná.

 Farmacêuticos candidatos a conselheiros federais pelo Estado do Paraná. Região paranaense tem no Conselho Federal o melhor conselheiro do país

Uma das maiores dificuldades dos profissionais farmacêuticos nessas eleições é encarar os candidatos que já atuaram muito tempo, não contribuíram em nada e ainda insistem em voltar ao sistema. Outro fato que preocupa são as propostas praticamente impossíveis de cumprir. Muitos fazem proposta sem conhecer a legislação, o que demonstra total desrespeito com os farmacêuticos. Ao término da eleição, são sempre os profissionais os mais prejudicados.

Saiba tudo sobre a eleição no site www.votafarmaceutico.org.br

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias