Sábado, 25 de Janeiro de 2025 01:18
61998647854
Cidades Respeito

GDF promove respeito e dá voz à periferia para promover a igualdade racial

Evento realizado em Ceilândia celebrou o Dia da Favela com ações de valorização da comunidade.

04/11/2021 21h26
Por: Redação Fonte: Redação
Roseli Rodrigues Silva, 33 anos
Roseli Rodrigues Silva, 33 anos

O Dia da Favela foi lembrado em Ceilândia com conscientização e reflexão. As ações de promoção de igualdade racial, combate ao racismo, valorização da cultura e conscientização cidadã deram o tom da festividade. Realizado na Estação Cidadania CEU das Artes, na QNR 2, o evento marcou o início das comemorações do mês da Consciência Negra.

Na programação desta quinta (4), manifestações artísticas e esportivas. Grupos musicais, cantores e DJ’s se apresentaram durante toda a tarde para moradores de Ceilândia e da vizinha Sol Nascente/Pôr do Sol no CEU das Artes. Administrado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), o espaço é destinado à promoção de projetos sociais.

“Celebrar o Dia da Favela significa valorizar e reconhecer as conquistas de seus moradores, que hoje comemoram sua dignidade, sua cultura e seu protagonismo”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

O administrador de Ceilândia, Fernando Fernandes, enalteceu a força da população local. “Ceilândia já foi chamada de Campanha de Erradicação as Invasões e hoje é a maior cidade do DF. O que há muito tempo era considerado uma favela, virou cidade e, como diria os meninos de hoje, a favela venceu”, enfatizou Fernandes.

Juvenal Araújo Júnior, subsecretário dos Direitos Humanos e Igualdade Racial da Sejus, alertou que a data não é apenas dedicada à celebração. “Ao contrário. Estamos aqui para comemorar a resistência, dignidade, produção cultural e a força das comunidades que vivem na periferia”, resumiu Araújo.

“A periferia é muito rica em cultura, mas falta apoio. Então, esse tipo de evento é importante para abrirmos os espaços em busca de um canal de comunicação com o poder público e para que a comunidade mostre a cara, sua autoestima e representatividade”, analisou o presidente da Central Única das Favelas (Cufa-DF), David Rodrigues. A entidade foi uma das organizadoras do evento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ceilândia - DF

Ceilândia - Distrito Federal

Sobre o município
Ceilândia é uma das mais populosas regiões do DF.
Brasília, DF
Atualizado às 22h02
23°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 26°

23° Sensação
2.06 km/h Vento
69% Umidade do ar
76% (0.62mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)

Mín. 18° Máx. 25°

Chuva
Amanhã (27/01)

Mín. 17° Máx. 24°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias