Quarta, 20 de Outubro de 2021 13:48
61998647854
Brasil CRFs e CFF

Eleição nos Conselhos de Farmácia gera embates que preocupam a classe

Candidatos tentam convencer eleitores Farmacêuticos que votam em novembro para escolher diretores e conselheiros dos conselhos regionais e federal

06/10/2021 11h44 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Fonte: Redação
Profissão é muito respeitada pela população, mas candidatos fazem alianças imorais para vencer nas urnas
Profissão é muito respeitada pela população, mas candidatos fazem alianças imorais para vencer nas urnas

Profissionais farmacêuticos de todo o Brasil estão assistindo a uma série de brigas políticas classistas que tomaram conta do período eleitoral que passam os conselhos regionais de Farmácia e o Conselho Federal.

Isso porque, dias 11 e 12 de novembro, acontecem em todo o país as eleições nos Conselhos de classe. Os farmacêuticos devem votar para escolher diretores, conselheiros regionais e conselheiros federais. As disputas estão acirradas e as alianças políticas com "personalidades" da profissão acabaram gerando revolta em muitos Estados.

Na região Norte por exemplo, grupo candidato ostenta nas redes sociais a ética e a moralidade mas acabou fazendo aliança política com profissional que responde a possível crime administrativo grave (Código Penal Brasileiro). O jornal DF Informa investiga o caso.

Em outra região, uma disputa começa a ser travada pela vaga de conselheiro federal, visto que um dos candidatos tem extensa ficha administrativa envolvendo um serviço tecnológicos prestados aos órgãos e que nunca funcionou corretamente, causando apenas gastos de milhões de reais com o projeto. O assunto pode vir à tona a qualquer momento.

Outro fator que acontece nos bastidores das eleições dos CRFs e CFF é a briga por espaço em cursos educacionais. Diretores de empresas que oferece cursos têm grande influência na estratégia dos candidatos e, para concluir, algumas páginas de redes sociais e canais de notícias também se dedicam a reportagens bombásticas nesses períodos, favorecendo ou prejudicando a imagem de candidatos.

Há ainda disputa onde os candidatos estariam usando a máquina para se beneficiar na corrida eleitoral classista. Por outro lado, uma empresa de educação continuada que costuma publicar reportagens periodicamente sobre a profissão estaria em silêncio e isso assusta aqueles que "pouco trabalharam e muito ganharam" na gestão dos conselhos.

Estes são os bastidores da profissão farmacêutica no Brasil quando o assunto é eleição. O jornal DF Informa recebeu inúmeras denúncias de vários Estados e está investigando por meio do seu departamento de jornalismo. Os casos serão contados nos próximos dias.

A profissão farmacêutica no país é motivo de muito orgulho. Durante a pandemia, muitos profissionais foram os fieis escudeiros da população atuando em várias áreas da Farmácia. Tradicionalmente, as farmácias, drogarias, laboratórios e clínicas são os primeiros locais onde a população busca atendimento, contou um conselheiro que prefere não se identificar. De acordo com ele, "é triste de ver o que muitos farmacêuticos fazem para ganhar a eleição jogando a nossa história na fragilidade da sociedade", desabafou.

Em reportagem publicada em setembro deste ano, o portal G1 do Pará destacou notícia nada boa para a profissão - Clique aqui e leia na íntegra! 

O retrato de muitos conselhos é preocupante para o futuro da profissão. Para saber os detalhes das eleições, candidatos e chapas, basta acessar o site dos conselhos regionais e o oficial da eleição: www.votafarmaceutico.org.br

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 13h42 - Fonte: Climatempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 17° Máx. 27°

30° Sensação
24 km/h Vento
43% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias