Quarta, 20 de Outubro de 2021 13:06
61998647854
Política Tempo ruim

Na CLDF, deputados travam pautas do governador Ibaneis Rocha

Governo precisa oxigenar sua gestão política nas secretarias para transitar melhor entre os deputados

04/10/2021 15h28
Por: Redação Fonte: Redação
Deputados dão uma indireta no governador Ibaneis Rocha
Deputados dão uma indireta no governador Ibaneis Rocha

Pelo segundo dia consecutivo, deputados distritais da oposição, independentes e até mesmo governistas mantêm obstrução e se recusam a votar projetos do Executivo. Os parlamentares cobram do governo o envio de projeto de lei que permita a reeleição dos atuais diretores de escola, conforme acordo firmado anteriormente.

O governador Ibaneis Rocha pode até estar acreditando que está bem de popularidade nas ruas, mas dentro da Câmara Legislativa a conversa é outra.

A obstrução foi capitaneada pelos Blocos Democracia e Resistência, que reúne distritais do PT e do PSOL, e Sustentabilidade e Trabalho, que conta com deputados do PDT e da Rede. Mas o movimento recebeu também o apoio de governistas e independentes, que defenderam a recondução dos diretores de escola, entre eles os deputados Cláudio Abrantes (PDT), João Cardoso (Avante) e Agaciel Maia (PL).

Ibaneis precisa oxigenar as articulações políticas que envolvem as secretarias. Deputado Hermeto, líder do Governo na CLDF, tem sido estratégico para o "barco não balançar", mas secretários próximos do governador precisam "acordar" com as eleições se aproximando.

O presidente da Câmara, deputado Rafael Prudente (MDB), chegou a fazer um apelo aos distritais para que a obstrução fosse abortada. Prudente argumentou que a medida não era o melhor caminho para resolver a questão da reeleição dos diretores. O presidente citou vários projetos “importantes para a sociedade” que aguardam votação, como o que aumenta o número de itens da cesta básica, com redução de impostos; crédito para licitação do hospital de Planaltina; crédito para liberar para pagamento de licenças prêmio em pecúnia e para salários de servidores do Iges-DF, entre outros. Ele sugeriu a votação dos projetos e a continuidade do diálogo com o governo.

O líder do governo, deputado Hermeto (MDB), também apelou aos distritais para votarem os projetos da pauta.

"Nestes 1000 dias de mandato, esta é a primeira vez que utilizo este recurso, dada a urgência da demanda que chegou a esta Casa em 2019 e que até hoje vem se arrastando, que é a Lei da Gestão Democrática, que estabelece a escolha dos gestores pela comunidade escolar", explicou o deputado João Cardoso, que aderiu à obstrução.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 13h00 - Fonte: Climatempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 17° Máx. 27°

29° Sensação
17 km/h Vento
48% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias