Segunda, 06 de Dezembro de 2021 01:47
61998647854
Cultura Arte e Cultura

Sesc abre inscrições para oficina sobre criação de conteúdo audiovisual para as redes sociais

O resultado dos candidatos selecionados será divulgado no dia 11.

06/09/2021 08h20
Por: Redação Fonte: Redação
Filippo Pitanga é roteirista e correspondente no Canal Like
Filippo Pitanga é roteirista e correspondente no Canal Like

Com foco na produção audiovisual, o Sesc-DF realizará de 14 a 17 de setembro a oficina Narrativa das Redes - Criação de Conteúdo Online com Ferramentas de Cinema. A mediação será do crítico e curador de cinema Filippo Pitanga (RJ) e do roteirista Fidelys Fraga (RJ). As inscrições podem ser feitas até 8 de setembro, pelo link https://forms.gle/Y3XuRj1PJqYExoKw7.

O resultado dos candidatos selecionados será divulgado no dia 11 de setembro no site www.sescdf.com.br. Serão disponibilizadas 20 vagas e as aulas vão ocorrer ao vivo pela plataforma Zoom, das 14h às 17h. Podem se inscrever pessoas acima de 16 anos, de forma gratuita.

A oficina integra o projeto do Departamento Nacional "Diálogos Audiovisuais" que tem como proposta investigar, oferecer ações formativas e debater associações possíveis entre um filme que fez parte de edições anteriores da Mostra Sesc de Cinema com uma obra audiovisual que tenha vocações artísticas distintas (videoarte, videodança, poesia visual, videoclipe, games, entre outros). O analista de Cultura e Audiovisual do Sesc-DF, Giltone Sampaio, explica que a atividade vai falar do registro de performance com a atuação dos videomarkers na internet usando recursos e linguagens do cinema, como o roteiro. “A proposta é trazer ferramentas e informações para que as pessoas possam performar melhor em vídeos de 15 segundos ou 1 minuto, por exemplo. A ideia é codificar para potencializar um trabalho nas redes sociais mesmo em tempo curto”, disse.

Durante os quatro dias de oficina, com carga de 12 horas, será abordado o estudo e a prática da linguagem audiovisual com aplicação para conteúdo nas redes sociais. Além disso, será analisado como videoclipes e filmes curtos ganharam novos formatos na internet, e de que forma plataformas como Youtube, Instagram e Tik Tok podem ser trabalhadas com auxílio da linguagem cinematográfica.

Sobre os Mediadores:

Filippo Pitanga: advogado, jornalista, crítico e curador de cinema, ele é membro da Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI) e Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ). Roteirista e correspondente no Canal Like, Filippo é colunista da Revista Fórum e Carta Capital, além de consultor de filmes e autor de artigos de cinema.

Fidelys Fraga: roteirista escreveu diversas peças, séries de ficção e não ficção já exibidas no Canal Curta e na TV Cultura. Trabalhou com cineastas como Joel Pizzini e Flávio Tambellini.

  • Diálogos Audiovisuais:
  • Oficina "Narrativa das Redes - Criação de Conteúdo Online com Ferramentas de Cinema"
  • Realização: 14 a 17/9, das 14h às 17h, pela plataforma Zoom
  • Inscrições: até 8/9 pelo link https://forms.gle/Y3XuRj1PJqYExoKw7​
  • Vagas limitadas
  • Gratuito
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias