Segunda, 06 de Dezembro de 2021 01:43
61998647854
Política Pesquisa

Senador pelo Estado que mais vacina, Nelsinho Trad é um dos mais influentes do Congresso

Nelsinho Trad é do PSD e eleito um dos destaques do Congresso Nacional. Já foi vereador, presidente de Câmara, deputado, prefeito e hoje, senador.do que mais vacina no país, o Mato Grosso do Sul

30/08/2021 09h48
Por: Redação Fonte: Redação
Senador Nelsinho Trad é do PSD
Senador Nelsinho Trad é do PSD

O senador Nelsinho Trad (PSD) está na lista divulgada como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O senador é apontado como um dos 20 líderes do parlamento, em uma lista de 100 mais influentes. Ele é senador pelo Estado que mais aplicou vacina no país, o Mato Grosso do Sul. Já foi vereador, presidente de Câmara Municipal, deputado, prefeito e está em mandato no Senado.

O levantamento, segundo o Departamento, é feito com base nos políticos que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades como protagonista do processo legislativo, na capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão dessas, e tomada de decisão.

Segundo o DIAP, instituto que avaliou os indicadores neste ano de 2021, a escolha dos parlamentares mais influentes foi impactada por dois episódios, ambos decorrentes da Pandemia, que levou ao isolamento social.

O primeiro foi a adoção do sistema remoto de deliberação, que dificulta identificar os parlamentares mais presentes nas articulações e negociações, já que estas ficam muito restritas aos líderes e relatores nesse período. O segundo foi o início da instalação das comissões permanentes da Câmara dos Deputados, em meados de março, que se estendeu até abril.

Esses colegiados são instâncias importantes de poder, que ajudam a identificar quem tinha prestígio para ser indicado pelas respectivas bancadas para presidir colegiado temático. Isto, entretanto, não impediu que se chegasse aos parlamentares mais influentes do ano em curso.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a junho de 2021. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não foi incluído na publicação.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 66 são deputados e 34 são senadores.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias