Quinta, 16 de Setembro de 2021 21:24
61998647854
Cidades Gestão Pública

TCDF lança ferramenta com detalhes dos gastos públicos no DF

Tribunal aproxima a população das contas públicas

30/08/2021 06h39
Por: Redação Fonte: Redação
População precisa fiscalizar as contas públicas
População precisa fiscalizar as contas públicas

Imagine poder acessar, de qualquer lugar, quanto foi arrecadado, qual o valor disponível por área, onde e como foram gastos os recursos públicos provenientes do orçamento do Distrito Federal ... Tudo de maneira simples e organizada num só ambiente virtual! O Tribunal de Contas do Distrito Federal lançar uma ferramenta inovadora que disponibiliza informações atualizadas sobre as receitas, despesas, contratos e programas orçamentários do DF.

Parte da fiscalização dos gastos públicos deveria ser feita por políticos, como deputados e senadores, porém, muitos esquecem a parte técnica da gestão e aderem a politicagem, ocupando seu expediente com "amarrações políticas" ao invés de defender o que realmente impacta para a população. Com essa fragilidade dos legisladores, o poder fiscalizatório é intensificado pelo TCDF.

O Painel de Acompanhamento da Gestão Fiscal e Orçamentária, desenvolvido pelo corpo técnico do TCDF, vai ser disponibilizado para o público em geral: https://www2.tc.df.gov.br/transparenciafiscal/

Na ferramenta, os dados poderão ser consultados e extraídos de forma interativa e intuitiva. Lá, também estarão reunidas as informações sobre os gastos mínimos com educação e saúde previstos na Constituição Federal, assim como os limites de gastos com pessoal e endividamento público, operações de crédito e garantias concedidas.

O objetivo do Painel de Acompanhamento da Gestão Fiscal e Orçamentária desenvolvido pelo TCDF é estimular e promover a transparência no gerenciamento dos recursos públicos distritais e apresentar as informações em linguagem acessível para facilitar o acesso da sociedade aos dados sobre a gestão fiscal e orçamentária.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias