Quarta, 20 de Outubro de 2021 13:44
61998647854
Política Congresso Nacional

Com apoio em todo o Brasil, Mandetta é o "termômetro" da CPI da Pandemia

Ex-ministro da Saúde é visto como uma chance de parar os erros de gestão do governo federal

04/05/2021 08h06
Por: Redação Fonte: Redação
Médico e ex-ministro Luiz Henrique Mandetta
Médico e ex-ministro Luiz Henrique Mandetta

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado começará os primeiros depoimentos nesta terça-feira (4), com as falas dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Os dois participaram do governo Jair Bolsonaro e após discordarem da condução do presidente perante a pandemia do coronavírus, decidiram arrumar as malas e cair fora.

Justamente pelo fato de os ex-ministros terem virado críticos de ações do governo federal nos últimos meses, senadores independentes e da oposição, que são maioria na CPI, vão procurar revelar e reforçar eventuais erros da gestão de Bolsonaro por meio de suas falas ao colegiado.

Mandetta ficou no ministério de janeiro de 2019 a abril de 2020. Ele deixou a pasta após conflitos com o presidente em meio à chegada do vírus no país. Teich, seu sucessor, ficou cerca de um mês no cargo. Os ex-representantes da pasta reprovavam a disseminação do uso de medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento da covid-19, como a hidroxicloroquina e a ivermectina, e as saídas de Bolsonaro com aglomerações, apesar dos pedidos de apoio ao isolamento social feitos por eles.

Em todos os cantos do Brasil, Mandetta tem recebido apoio, principalmente por ser um profissional de saúde e ter o apoio dos colegas.

Por meio da fala de Mandetta, senadores críticos ao Planalto buscarão entender a estratégia adotada no início da pandemia pelo governo federal e expor ações que Bolsonaro porventura não tenha deixado o Ministério da Saúde executar. Esses senadores também vão atrás de revelar determinações do Palácio do Planalto à pasta que possam ter prejudicado o enfrentamento à pandemia no país.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fogo no Parquinho
Sobre Fogo no Parquinho
Tudo sobre política.
Brasília - DF
Atualizado às 13h42 - Fonte: Climatempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 17° Máx. 27°

30° Sensação
24 km/h Vento
43% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias