Domingo, 08 de Dezembro de 2024 21:20
61998647854
Cidades Em Dourados (MS)

Deputados articulam e novas unidades da Casa da Mulher Brasileira avançam no país

Deputado federal por MS é conhecido nacionalmente como o parlamentar que mais percorre os ministérios.

12/08/2024 09h31 Atualizada há 4 meses
Por: Redação Fonte: Redação
Deputados articulam e novas unidades da Casa da Mulher Brasileira avançam no país

O Governo Federal avança pelo país levando mais estrutura para as cidades, principalmente no atendimento às mulheres. A bandeira do governo Lula sempre foi o atendimento humanitário das pessoas e uma daspráticas da gestão federal é dar suporte para a construção de projetos que atendam as famílias, especialmente as mulheres, mesmo porque os indicadores de violência contra elas são assustadores em todos os Estados brasileiros.

Mas não adianta o governo federal disponibilizar os recursos se os senadores e deputados federais não forem buscar articulando e transitando nos ministérios. Exemplo disso é um parlamentar que atua na Câmara Federal representando o Estado de Mato Grosso do Sul. O deputado federal Geraldo Resende é conhecido como o parlamentar que mais percorre os ministérios e tem conseguindo excelentes conquistas para a saúde, terceiro setor e a área social como um todo.

Para se ter ideia, na segunda maior cidade do seu Estado, Dourados (MS), ele conseguiu um projeto inédito na região que tem, além da população em geral, uma das maiores comunidades indígenas do país. E é essa forma de trabalhar que os ministros e o presidente querem, conforme levantou a nossa redação.

Geraldo Resende anunciou o projeto de construção de uma unidade da “Casa da Mulher Brasileira” em Dourados que está inserido na proposta de fazer enfrentamento à violência doméstica no Brasil. A afirmação é do deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) que, a partir de articulações feitas desde o início do ano passado em parceria com a administração municipal e o governo do Estado, garantiu essa conquista junto ao Ministério das Mulheres.

“Desde a campanha eleitoral fiz compromisso com a população de que neste mandato iria priorizar a defesa das mulheres, crianças, idosos e juventude, principalmente daqueles setores mais vulneráveis da sociedade. E a violência contra a mulher é um dos grandes males que temos que combater, sendo essa uma das propostas da Casa da Mulher Brasileira em Dourados”, explica o deputado Geraldo Resende.

A luta do deputado para conquistar o projeto

No ano passado, Geraldo Resende viabilizou uma parceria entre o Município de Dourados e o Ministério das Mulheres, conseguindo com a administração municipal a doação de uma área situada às margens da Rodovia Perimetral Norte, próxima à Reserva Indígena Douradense para a construção da Casa da Mulher Brasileira, modelo “Capital”.

Em fevereiro deste ano, com a suspensão do processo licitatório para a construção da unidade douradense, que seria feito pelo Ministério da Justiça, Geraldo Resende articulou um entendimento entre o Ministério das Mulheres e o Governo do Estado, com este assumindo a responsabilidade de executar a obra, mediante transferência de recursos federais.

No último dia 5 de abril, a ministra Cida Gonçalves, das Mulheres, esteve em Dourados a convite do parlamentar, participando da inauguração da segunda etapa da sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD), e aproveitou para conhecer a área onde a “Casa”, ocasião em que reforçou o compromisso de implantar a estrutura.

No mês de junho passado o Ministério das Mulheres empenhou recursos da ordem de R$ 17.991.000,00 ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, destinados à construção e compra de equipamentos da Casa da Mulher Brasileira. Desde então, o deputado Geraldo Resende vem acompanhando o andamento do projeto junto ao governo do Estado, cobrando agilidade para que o processo licitatório aconteça o mais breve possível.

Segundo o parlamentar, atualmente vêm sendo feitas tratativas entre a Secretaria de Estado de Cidadania, o Governo Federal e o Município, em relação a percentuais de contrapartidas, pequenas alterações de projetos da Caixa Econômica Federal e negociação com o Município de Dourados, visando à doação do terreno onde a unidade será construída.

O Governo Federal também anunciou a construção de outras três unidades da Casa da Mulher Brasileira no Estado do Perambuco e uma unidade em Natal (RN). No início do ano, a primeira-dama Janja inaugurou uma unidade em Teresina (PI).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias