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Economia CLDF

Além da verba de gabinete, deputados distritais empenharam R$ 30 milhões para publicidade

Gabinetes ainda contam com quantidade considerada de cargos comissionados

12/04/2021 07h37
Por: Redação Fonte: Redação
Mesmo em ano de pandemia, CLDF
Mesmo em ano de pandemia, CLDF "empenhou" mais de R$ 30 milhões para publicidade

Em 2020, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) empenhou R$ 30,6 milhões para as ações de publicidade e marketing, com o objetivo de divulgar o trabalho dos deputados distritais. Ainda não há números lançados sobre os gastos do primeiro trimestre de 2021.

Importante destacar que o ano de 2020 foi de pandemia e a maioria dos deputados fez trabalho home -office e muitos não cumpriram agenda junto da população devido aos riscos da pandemia.

Desse montante, R$ 21,3 milhões foram pagos ainda no ano passado. O dinheiro da publicidade é fatiado entre as agências licitadas, ficado valores diferentes conforme contratos firmados entre as empresas e o legislativo distrital.

Fatutaram a CLDF em 2020, as seguintes empresas: DeBrito Propaganda Ltda, AV Comunicação e Marketing Ltda, Ghirotti Produções Cinematográficas Eireli e EBC Empresa brasil de Comunicação S.A. Os maiores contratos pagos foram para as agências DeBrito e AV Comunicação, totalizando mais de R$ 15 milhões.

Além da CLDF ter investido mais de R$ 30 milhões em publicidade, os gabinetes dos deputados distritais ainda contam com verbas indenizatórias e uma quantidade considerável de cargos para nomear funcionários.

Não há nenhum questionamento ou requerimento até o presente momento do deputado Leandro Grass questionando os valores da publicidade. Grass é um dos parlamentares mais empenhados em criticar o Governo do Distrito Federal nas questões da saúde e tem cobrado mais investimentos do GDF no combate a pandemia. Apesar dos discursos fortes nas redes sociais, não há histórico de Leandro Grass em relação aos gastos com publicidade da própria CLDF onde atua o deputado.

O documento listado no Portal da Transparência da CLDF com os gastos da publicidade é assinado por Gilmar Aparecido Oliveira, chefe do Setor de Execução Orçamentária, e Marcelo Ferreira Vasconcelos, secretário Executivo da Segunda Secretaria. Apesar de ter lançado no inicio do ano novo sistema de transparência, o acesso da população a muitos documentos ainda é dificultoso, tendo inclusive que esperar por muito tempo até abrir o sistema, isso quando não gera erros seguidos.

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